E se a sua cidade tivesse música ambiente?

Imagine só você caminhando por uma praça da sua cidade enquanto ouve uma boa música no local. E diferente do que você pode estar pensando, não seria através do seu fone de ouvido, mas dos alto-falantes espalhados por essa praça.

Isso pode até parecer estranho e talvez inviável, mas definitivamente é muito mais simples do que parece, principalmente em se tratando de infraestrutura de som para ambientes externos, e os benefícios que isso pode trazer, proporcionando bem-estar à cidade e à população, podem ser surpreendentes.

A música tem o poder de transformar uma atmosfera, da sua casa à sua cidade. E quando se fala em transformar uma atmosfera significa dizer que a percepção que as pessoas têm sobre aquele ambiente será diferente. Percepções diferentes, por sua vez, são capazes de gerar comportamentos também diferentes. Em outras palavras e de forma bem prática, há uma probabilidade significativa de um assaltante na iminência de cometer um assalto ou furto pense duas vezes de que ali não é bem o ambiente ideal para fazer isso. A consequência disso não precisa nem dizer: índices de assaltos e criminalidade caem substancialmente, como aconteceu numa cidadezinha da Austrália após um teste feito lá.

Além disso, diversos estudos à nível de neurociência o quanto a música pode reduzir níveis de tensão e ansiedade de um ser humano em diversas situações da vida. Numa grande metrópole, estresse e ansiedade costumam ser bastante altos, afetando a vida de centenas de milhares de pessoas diariamente. Submeter essas pessoas à música ambiente em locais estratégicos pode ser extremamente benéfico ao bem-estar social entre as pessoas, reduzindo desentendimentos, trazendo mais interação e facilitando a comunicação entre elas.

Como não podia deixar de ser mencionado, diversas cidades cultivam muita história e cultura, enriquecendo a experiência turística daqueles locais. Muitas vezes, parte da herança cultural envolve manifestações artísticas, incluindo música. Nesse caso, dentro da programação musical daquele ambiente específico, é possível trazer músicas que tragam consigo essas memórias e parte dessa história cultural, transformando completamente a atmosfera do ambiente e multissensorializando a experiência do turista, favorecendo o recall de “marca”.

O impacto gerado pela música ambiente em ambientes públicos e estratégicos de uma cidade seria imenso, trazendo uma série de benefícios ao bem-estar dos cidadãos de uma forma geral. Isso pode acontecer em praças públicas, estações de ônibus e metrô, calçadas de avenidas movimentadas, dentre vários outros lugares. A infraestrutura é simples com alto-falantes resistentes à sol e chuva e cabos subterrâneos sob um custo insignificante frente aos impactos mencionados. Música boa faz bem a qualquer ser humano em qualquer situação, ainda mais numa cidade onde há estresse e ansiedade por parte das pessoas.