O que é e como combater a taxa de desistência do meu negócio?

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Abandono de carrinho, evasão ou, simplesmente, desistência significa o ato de cancelamento dos seus serviços ou a renúncia da contratação deles.

O importante é entender que essa métrica é um ótimo indicador de desempenho e pode te ajudar a encontrar falhas e sugerir soluções efetivas para o processo de venda da sua empresa.

Matematicamente, reter um cliente antigo será sempre mais barato que captar um novo.

Portanto, é primordial compreender as razões que levam os consumidores a desistirem e, assim, criar um plano de ação para garantir que todo o ciclo da venda seja eficiente. Continue a leitura e conheça algumas dessas razões.

Às vezes, o problema não está no fim

Independente do seu modelo de negócio, a forma como você se relaciona com o seu potencial cliente é um dos principais fatores que influenciam o comportamento e a decisão de compra dele. Isso, porque a conexão criada desde o primeiro contato com seu branding e, por consequência, a experiência proporcionada pela sua marca, geram inúmeras expectativas que poderão ser atendidas ou não ao longo da jornada. Resumindo, busque se relacionar bem desde o primeiro ponto de contato e o visitante estará mais propício a fechar negócio com você.

O segredo está em fazer com que o potencial cliente perceba que a empresa o conhece profundamente, se importa com seus problemas e quer encontrar em conjunto com ele as melhores soluções.

Ninguém consegue segurar o cliente apenas com preço

Que fique claro: preço não é a razão mais importante para decidir o final de uma compra. O nível de exigência e personalização dos serviços e produtos buscados pelos consumidores só aumenta. Eles querem atendimento 24h e 7 dias por semanas, um suporte técnico que os coloquem no colo e um produto divino. Apenas isso! Então, antes de afirmar que o seu preço é o mais baixo do mercado, procure destacar esses pontos:

  • Vantagens do produto
  • A forma como assegura a qualidade
  • Garantias
  • Seriedade da empresa

Despertar clientes

Indiscutivelmente, não há divergência quanto ao principal objetivo de qualquer estratégia de marketing moderna: gerar mais potenciais clientes e convertê-los. Entre vários métodos que têm rendido bons resultados no alcance de metas e objetivos de empresas, gatilhos de atenção estão se tornando cada vez mais comuns quando o assunto é engajamento.

Devido a correria comum do dia-a-dia, a maioria das pessoas agem de maneira automática para cumprir a sua lista de tarefas diária. Despertar a sua atenção gerando um ponto de conexão (ou brand touchpoint) no processo de compra, fará com que essa pessoa “aterrisse” e viva conscientemente aquele momento, dando mais atenção à comunicação do seu negócio e, consequentemente, diminuindo a probabilidade de desistir daquela jornada.

Se você quer saber mais sobre taxa de desistência e ferramentas que ajudam a diminuí-la, entre em contato conosco e ficaremos felizes em conversar com você.